Oi pessoal, hoje é sexta-feira, e é dia de falarmos de SEXUALIDADE, e o assunto que abordaremos hoje é, um tanto quanto forte, mas importante compreendermos para quem sabe um dia ajudar a quem precisa e já passou por isso ..
Abuso sexual e restauração
é na sexualidade que encontramos os mais perversos sintomas da pecaminosidade humana: vícios sexuais, pornografia, incesto, adultério, fornicação, pedofilia e etc. Hoje abordaremos o assunto abuso sexual.
O abuso sexual consiste em qualquer contato ou interação (visual, verbal ou psicológica) entre uma criança/adolescente está sendo usado para estimulação sexual, está é uma definição clássica do abuso sexual onde há um adulto e uma criança/adolescente.
Nem sempre o abuso é uma violação física, mas sutilmente pode se apresentar com contatos, carícias, beijos, palavras sedutoras e maliciosas. Muitas vezes o abuso sexual ocorre no ambiente familiar, entre membros da família (incesto LV 20. 11-21), ou ainda com amigos, vizinhos e conhecidos.
Por que ocultamos o abuso sexual?
1. Influência muito forte da cultura grega helenista, onde sagrado é apenas o espiritual; e o corpo, a sexualidade e ses desejos são maus. Mas a cultura judaica cristã afirma que tudo é sagrado (espírito e o corpo). Afinal, nosso corpo é templo do Espírito Santo de Deus.
2. Medo, ameaças, chantagens, culpas, vergonha. Tudo isso faz com que a vítima se cale por anos ou até leve para o túmulo essas experiências traumáticas.
3. A inexperiência em lidar com o abuso sexual é outro motivo pelo qual se omite, nega, disfarça, ameniza este problema.
Como ajudar uma vítima de abuso sexual ?
1. Estar atento a sinais (marcas pelo corpo, tristeza, choro, irritabilidade, agressividade) que a vítima pode estar manifestando como se fossem um "código Morse", clamando por socorro.
2. Saber ouvir, permitindo que a vítima se expresse, revelando o que estava secreto.
3. Procurar ajuda adequada, com o consentimento da vítima, caso não tenha condições (psíquicas, espirituais ou por inexperiência).
Restaurando a identidade das vítimas de abuso sexual
Todo abuso sexual desfigura os três aspectos da identidade da vítima. Sendo assim, devemos ajudar da seguinte forma:
1. Restaurando a identidade sexual - Muitas vítimas de abuso sexual, quando não restauradas, caminham para promiscuidade e perversões sexuais. Temos o desafio de levá-las a entender que são pessoas salvas por Deus, amadas por Ele.
2. Restaurando a identidade psíquica - Vítimas de abuso sexual passa a ter nojo de si, perdendo o senso de dignidade. O pastor, um conselheiro cristão ou um psicoterapeuta poderá ajudar neste processo.
3. Restaurando a identidade espiritual - Há uma revolta com Deus, "como Ele permitiu isto?"; "porque Ele não em socorreu?". Há também, o ódio para com o agressor.
Quebranta-se diante do Senhor e perdoar o agressor são dois desafios que a vítima tem de enfrentar para sua completa restauração. O quebrantamento precisa ocorrer com humildade, embora haja o sofrimento diante da dor e da injustiça. Perdoar significa tirar o ódio e amargura do coração, pois caso estes sentimentos permaneçam, a pessoa mais prejudicada vai ser a própria vítima do abuso.
Então queridos, este foi o estudo que tivemos domingo passado em nossa EBD, classe de JOVENS..
Se você conhece algum caso assim, tente ajudar a pessoa que sofreu ou sofre tal abuso, devemos estar com elas para que elas não se percam cada vez mais; aconselhar creio que muitos de nós não somos capacitados para isto, mas ajudar a pessoa a procurar ajuda é nosso dever.
OREMOS por vítimas de abuso sexual !
Boa sexta-feira e um final de semana abençoado para todos ! Até semana que vem ..
#Cia Mova-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva abaixo seu comentário ..
Antes de postar o comentário, será preciso escolher uma opção para "comentar como:"
► Caso não tenha uma conta no google, escolher a opção NOME/URL e preencher o nome e a URL pode ser o link do seu orkut/facebook/twitter/blog ..
mas se não quiser se identificar, escolha ANONIMO
Cia. Mova-se Agradece!