Hoje é sexta-feira, dia em que separamos para falar sobre SEXUALIDADE ..
Então vamos lá, o subtema de hoje é:
As três fases do relacionamento conjugal
baseado em Ct 4.7-16
Bom, quando Deus criou o homem e a mulher foi para que se completassem, para que pudessem satisfazer as necessidades físicas e emocionais um do outro. No início era um relacionamento perfeito, sem sentimento de egoísmo. Mas daí vem a pergunta:
O que aconteceu para mudar este relacionamento perfeito ?
Sabemos bem que a resposta é o PECADO. Que teve seu início quando satanás seduziu Eva, e ela comendo do fruto e dando ao seu marido, ambos desobedeceram a Deus (PECADO), e quando Adão confrontado por Deus, tenta colocar toda a aculpa em cima de Eva. Nesse momento houve um desvio do padrão de relacionamento estabelecido por Deus.
Como consequência, as três faces do relacionamento conjugal (afetividade, intimidade e sexualidade) perfeitas, foram destuídas pelo pecado, contaminando a relação homem e mulher.
Desde então somos orientados pela bíblia, a desenvolver em nossos relacionamentos cada uma dessas áreas.
AFETIVIDADE
O que é afetividade ? Faz lembrar afeto, seria o lado sentimental no relacionamento homem-mulher. Reflete a capacidade de experimentar sentimentos e emoções, e é o que determina a atitude geral da pessoa diante de qauqluer experiência da vida.
O período de namoro é muito improtante no processo de amadurecimento da afetividade.
Aurélio Buarque define o namoro como uma "relação de interesse amororso recíproco". Recíproco porque é uma relação de valorização mútua onde o fundamental é desenvolver os sentimentos e afetos que amadurecem e preparam o casal para um compromisso mais profundo.
Mas, infelizmente, o que tem acontecido é bem diferente disso tudo.
As pessoas começam seus namoros com motivações erradas, fora do tempo e sem avaliação daquilo que pretendem com seu namoro.
Os resultados são namoros problemáticos, desequilibrados e desgastantes.
INTIMIDADE
A intimidade é a permissão do outro entrar em sua vida. è o conhecimento mútuo, é uma necessidade que todo ser humano tem. É, na verdade, o que todos buscam no relacionamento. Essa intimidade significa que temos alguém perto de nós que nos conhece melhor do que ninguém e que ainda nos aceita como somos.
Cultivar a intimidade requer esforço, pois exige honestidade, transparência e afetividade, além de admitir as prórpias limitações, fraquezas e defeitos, fazendo esforço de mudar o que desagrada a Deus, em primeiro lugar, e depoisao outro.
SEXUALIDADE
A sexualidade tem paepl fundamental no relacionamento conjugal, e também completa as três faces do relacionamento.
O propósito de Deus para a sexualidade é que o home e a mulher, ao deixar pai e mãe, se tornem uma só carne, e, com isso, possam usufruir o prazer da sexualidade, além de procriar, cumprindo assim SEU mandamento. {Gn2.24,Pv5.18-19,Gn1.28}
O desafio portanto é buscar desenvolver uma sexualidade pura, sadia, equilibrada e orientada por Deus, construindo assim, as bases para um relacionamento conjugal estável e maduro.
* lembramos que essa parte da sexualidade se refere ao homem e mulher já casados, e não a casais de noivos, namorados, ficantes, amigos coloridos, seja lá o que for.
Enfim, concluimos que, o ideal de DEUS é que o homem (envolvendo sexo feminino e masculino) viva um relacionamento que o paça feliz e que agradem o próprio DEUS.
Para isso há a necesidade de uma profunda reflexão como a afetividade, intimidade e sexualidade se interagem no relacionamento homem-mulher.
Devemos entender também que a sexualidade é um presente de Deus e o cristão deve valoriza-la, e ser grato a Ele por ela. Entretanto, não deve em momento algum vulgarizá-la dando lugar a "carne" e desagradando a Deus. #fikdik
Desejamos um ótimo final de semana a todos ! até semana que vem!